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POLÍTICA DE TROCAS E DEVOLUÇÕES

1. Condições para troca ou devolução de produto

No caso de troca ou devolução de produto, este deverá retornar nas mesmas condições em que foi entregue ao Cliente, ou seja, com o(s) lacre(s) do Fabricante e/ou da BroTech intactos; e na embalagem original, em perfeitas condições e completa, com todos os manuais e acessórios (CDs, cabos e quaisquer outros itens que façam parte do produto). É importante ressaltar que o produto não pode ter sido usado e a sua embalagem não pode estar danificada ou violada.

Portanto, é muito importante que o Cliente não danifique a embalagem no momento de abri-la, uma vez que a BroTech só aceitará devolução de produto com embalagem danificada quando o seu recebimento for recusado em razão desse fato.

 

2. Situações permitidas para troca ou devolução

A troca ou devolução de produto só será aceita pela BroTech se ocorrer uma das seguintes situações:

a) Embalagem ou produto avariado no despacho;

b) Produto com defeito de fabricação;

c) Produto em desacordo com o pedido;

d) Devolução por desistência da compra (arrependimento) – Conforme previsto no Capítulo VI – Art. 49 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), o produto poderá ser devolvido dentro do prazo de 7 (sete) dias, contados a partir da assinatura do contrato de compra ou do recebimento do produto, sempre que a contratação de forne­cimento de produtos ocorrer fora da BroTech. Cabe esclarecer que a devolução por arrependimento só será aceita se o produto estiver nas mesmas condições em foi entregue, ou seja, sem nenhum sinal de uso e com a embalagem lacrada.

 

É importante ressaltar que qualquer das situações de troca ou devolução será previamente analisada pelo setor técnico da BroTech, antes da sua autorização, e a resposta ao Cliente ocorrerá dentro dos seguintes prazos:

- 48 horas, para produto avariado ou em desacordo com o pedido;

- 7 (sete) dias, para desistência da compra (CDC);

- Prazo da garantia, especificado na nota fiscal ou sítio, para produto com defeito de fabricação.

 

3. Como obter a autorização para troca ou devolução de produto

O Cliente deverá solicitar a troca ou devolução de um produto através do e-mail contato@brotech.com.br ou do telefone (14) 3245-6825, de segunda a sexta-feira, das 14h às 19h. Ao realizar esse procedimento, será gerado um número de ARP (Autorização de Retorno de Produto) e, após a análise do pedido, a BroTech entrará em contato com o Cliente, para informar o resultado da análise e, não havendo empecilho, formalizar um código de autorização relativo à troca ou devolução.

Qualquer que seja o motivo da troca ou devolução do produto, este deverá regressar à loja dentro da embalagem original, com todos os seus componentes, como cabos, manuais, CDs de instalação e o que mais foi entregue ao Cliente no ato da compra, bem como ter o código de autorização e a identificação do remetente afixados na parte exterior embalagem e facilmente visíveis.

A ARP terá prazo de validade de 15 (quinze) dias, contados da data da sua emissão, sendo esse o prazo máximo e não renovável para postagem do produto no correio. Caso o produto não seja recebido postado dentro desse prazo, a ARP perderá o seu efeito e o Cliente deverá requerer uma nova ARP.

Esclarecemos que no caso de devolução por defeito no produto, a BroTech reserva-se o direito de providenciar o reparo do produto, nos termos do Código de Defesa do Consumidor.

 

4. Produto avariado no despacho, com defeito de fabricação ou em desacordo com o pedido

4.1. Produto avariado no despacho

ATENÇÃO: No ato do recebimento do pedido, é muito importante que o Cliente fique atento e verifique o estado da embalagem de cada produto, para garantir não houve danos no despacho. Caso seja percebido algum dano na embalagem ou produto no ato da sua entrega, o Cliente deverá recusar o seu recebimento e fazer uma anotação no verso da nota fiscal ou do comprovante de entrega, explicando o que foi observado de estranho. Além disso, o Cliente deverá entrar em contato com a BroTech, pelo telefone (14) 3245-6825, de segunda a sexta-feira das 14h às 19h ou pelo e-mail garantia@brotech.com.br, no prazo máximo de 48 horas, para acionar a Garantia (*).

(*) OBSERVAÇÃO: Todos os pedidos possuem um código de rastreamento, indicando onde e quando o produto foi entregue. Reclamações sobre avaria de embalagem ou produto não serão aceitas fora do prazo de 48 horas.

Cabe ressaltar que a troca de um produto somente será efetivada após o seu recebimento e análise das condições pela BroTech. Constatada qualquer divergência entre o produto devolvido e o motivo alegado para a sua a devolução, como, por exemplo, ausência de avaria, ou se forem verificados indícios de mau uso ou ausência do manual e/ou acessórios, a BroTech reserva-se o direito de recusar a devolução ou de realizar a troca do produto, podendo reenviá-lo ao Cliente sem prévia consulta. Portanto, é muito importante que, no ato do recebimento do produto, o Cliente se certifique de que este não foi avariado durante o transporte.

Depois de analisadas as condições do produto devolvido e constatado que foram atendidas as condições para troca ou devolução acima estabelecidas, a BroTech enviará um novo produto ao Cliente, quando se tratar de troca.

 

4.2. Produto com defeito de fabricação

4.2.1. Produto importado pela BroTech

Caso o Cliente tenha adquirido um produto importado ou com componentes importados pela BroTech, e estes venham a apresentar defeito de fabricação, o produto deverá retornar à BroTech, para manutenção ou troca. Nesse caso, o Cliente deverá entrar em contato com a BroTech, pelo telefone (14) 3245-6825, de segunda a sexta-feira das 14h às 17h ou pelo e-mail garantia@brotech.com.br, para acionar a Garantia.

OBSERVAÇÃO: O produto defeituoso deverá ser enviado à BroTech dentro da embalagem original, com todos os seus componentes, como cabos, manuais, CDs de instalação e o que mais foi entregue ao Cliente no ato da compra.

ATENÇÃO: É de inteira responsabilidade do Cliente a execução prévia de cópia de segurança de quaisquer programas ou dados (arquivos do disco rígido ou outras mídias) que julgue importantes, para sua futura reinstalação, quando for o caso.

A partir do recebimento do produto, a BroTech terá o prazo máximo de 30 (trinta) dias – Conforme previsto no Capítulo IV – Seção III – Art. 18 do CDC – para efetuar testes de averiguação e confirmação do defeito apontado. O Cliente será informado sobre o resultado dos testes tão logo estejam concluídos, como também sobre a previsão do tempo de reparo ou troca do produto. Se até o final desse prazo a loja não tiver condições de consertar ou repor o mesmo produto, o Cliente poderá optar entre:

a) Solicitar a restituição do valor pago pelo produto;

b) Negociar um abatimento no preço do produto defeituoso;

c) Negociar um novo prazo para o conserto do produto;

d) Converter o valor total do produto como crédito para usar em nova compra.

No caso do defeito ocorrer durante os 3 (três) meses da garantia legal – Conforme previsto no Capítulo III – Seção IV – Art. 26 do CDC –, a BroTech executará o serviço de reparo (mão de obra e peças originais) necessário à restituição do perfeito funcionamento e uso do produto. Contudo, ocorrendo a impossibilidade de reparo, a BroTech, a seu exclusivo critério, substituirá o produto por outro de mesma marca e modelo ou, na falta deste, por um modelo equivalente, mesmo que de outro fabricante, ou ainda por um crédito equivalente na loja ou pela restituição do valor pago.

IMPORTANTE: A reposição ou conserto de um produto NÃO se constitui em nova compra e, portanto, não será motivo de extensão ou renovação do prazo de garantia estipulado na nota fiscal.

4.2.2. Produto nacional

Em caso de aquisição de produto nacional que venha a apresentar defeito de fabricação até o 7º dia da data do seu recebimento, o procedimento será o mesmo descrito no subitem 4.2.1. acima.

A partir do 8º dia do recebimento do produto, o Cliente deverá entrar em contato com o Fabricante, que deverá lhe fornecer as devidas instruções sobre o procedimento para a solução do problema, seja pela troca ou reparo do produto, pelo próprio Fabricante ou na assistência técnica por ele indicada, mediante a apresentação da Nota Fiscal e o Termo de Garantia.

4.2.3. Produto em desacordo com o pedido

Caso seja entregue um produto em desacordo com o que foi pedido, o Cliente deverá, se possível, recusar o seu recebimento e fazer uma anotação no verso da nota fiscal ou do comprovante de entrega, descrevendo o que foi constatado. Além disso, o Cliente deverá entrar em contato com a BroTech, pelo telefone (14) 3245-6825, de segunda a sexta-feira das 14h às 19h ou pelo e-mail garantia@brotech.com.br, no prazo máximo de 48 horas, para que sejam tomadas as devidas providências de correção do equívoco com a máxima brevidade possível.

No entanto, se não for possível detectar o equívoco no ato da entrega, o Cliente deverá entrar em contato com a BroTech conforme as instruções acima, para que seja orientado sobre o procedimento para a devolução do produto e informado sobre as providências que serão tomadas e o prazo para a correção do equívoco.

 

5. Devolução por desistência da compra (arrependimento)

Na hipótese de devolução por desistência da compra, conforme previsto no Capítulo VI – Art. 49 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), condição essa restrita às compras efetuadas pelo sítio da BroTech, o Cliente deverá efetuar a devolução do produto no prazo máximo de 7 (sete) dias corridos, contados da data do seu recebimento

O produto devolvido deverá vir acompanhado da 2ª via da nota fiscal (Pessoa Física), sendo também aceita a declaração de compra, com o motivo da devolução descrito no verso.

O Cliente irá receber a restituição no valor do produto, desde que a devolução esteja dentro do prazo legal acima informado e o produto não apresente quaisquer sinais de uso. A embalagem deverá estar intacta, assim como o produto e todos os seus componentes, como cabos, manuais, CDs de instalação e o que mais foi fornecido.

Cabe ressaltar que a restituição do valor pago pelo produto será efetivada somente após o recebimento e análise das condições do produto pela BroTech. A restituição será feita da seguinte forma:

1. Compra paga com cartão de crédito: a administradora do cartão será comunicada da desistência da compra e o estorno deverá ocorrer na fatura seguinte ou na posterior, de uma só vez, independentemente do número de parcelas escolhido na compra. (Importante: Neste caso o prazo de ressarcimento depende da data de fechamento da sua fatura e a responsabilidade é inteiramente da administradora do cartão.)

2. Compras paga com cartão de débito ou por boleto bancário: a restituição será efetuada na conta corrente indicada pelo Cliente, através depósito bancário, Transferência Eletrônica Disponível (TED), Pix ou ordem de pagamento. Essa devolução será feita em até 15 (quinze) dias úteis. IMPORTANTE: É necessário que o Cliente seja o titular da conta corrente informada.

OBSERVAÇÃO: O não cumprimento dos procedimentos acima descritos desobrigará a BroTech a aceitar o cancelamento da compra. Nesse caso, o produto objeto da compra será devolvido no endereço de entrega, acompanhado de relatório sobre o problema constatado, sem a restituição de valores, e todo o processo de devolução será cancelado.

O direito de arrependimento (desistência da compra) resulta no cancelamento da compra e nesse caso, assim como o consumidor tem direito à restituição do valor pago, o fornecedor tem o direito de receber o produto intacto, em condições de ser novamente vendido, não sendo admitido qualquer indício de uso ou avaria do produto, de seus componentes ou de suas embalagens.

6. Custo de remessa de produto avariado no despacho, com defeito de fabricação, em desacordo com o pedido e por desistência da compra

O custo de remessa (frete) de produto entre a BroTech e o Cliente, nos casos relacionados a produto que COMPROVADAMENTE foi avariado durante o despacho, apresentou defeito de fabricação ou não estava de acordo com o pedido, ou ainda por desistência da compra, serão de responsabilidade da BroTech. Nesses casos, a modalidade de envio será por ENCOMENDA NORMAL.

Assim sendo, produtos que não se enquadrarem nos casos acima descritos, NÃO terão o custo do seu frete pago pela BroTech.

Caso o Cliente tenha urgência no envio de um produto, ele poderá solicitar a modalidade de frete expresso, porém arcando com os custos de postagem adicionais.

7. Forma de remessa de produto avariado no despacho, com defeito de fabricação, em desacordo com o pedido e por desistência da compra

A devolução de produto avariado no despacho, com defeito de fabricação, em desacordo com o pedido e por desistência da compra deve ser feita através dos Correios, diretamente à loja da BroTech, com o seguinte endereçamento:

BroTech – Autorização (RMA) Nº XXXX

Rua Azarias Leite, 18-45 – Loja 4 – Vila Mesquita

Bauru/SP – CEP: 17014-400

ATENÇÃO: A BroTech não se responsabiliza pela retirada de produto nos Correios ou em outros locais.

 

8. Prazos de garantia:

Todos os computadores novos montados pela área técnica da BroTech contam com o prazo de 12 (doze) meses de garantia, sendo 3 (três) meses de garantia legal (CPC), mais 9 (nove) meses de garantia contratual, diretamente com a BroTech, desde que o cliente esteja devidamente cadastrado no programa GARANTIA ESTENDIDA, obtida através do sítio www.brotech.com.br/garantia. Essa garantia esta que cobre exclusivamente defeitos de fabricação dos componentes importados pela BroTech, uma vez que os nacionais têm garantia de fábrica.

a) A garantia não abrange:

  • Produto não adquirido no sítio ou na loja da BroTech;
  • Defeito por uso inadequado do produto;
  • Custo de montagem e instalação do produto, bem como os defeitos causados por erros na montagem ou pela má instalação do produto;
  • Custo de conserto do produto pelo Cliente, durante o período de cobertura da garantia do Fabricante, independentemente de o Fabricante honrar ou não essa garantia, por força de lei, condenação judicial ou não;
  • A perda de programas, aplicativos, sistemas operacionais ou qualquer outro software, uma vez que a responsabilidade de fazer backup é do Cliente;
  • Defeitos ocasionados por falhas ou erros durante ou após atualizações de firmware e/ou BIOS.
  • Casos de mau funcionamento do produto por falha na configuração de softwares ou drives;
  • Abuso, mau uso, imprudência ou negligência com o produto;
  • Perda ou dano ocasionado por força maior ou caso fortuito;
  • Devolução de produto pelo motivo de incompatibilidade entre componentes físicos (hardware), sistemas operacionais ou outros softwares, uma vez que a escolha do produto mais apropriado às suas necessidades e disponibilidades é de inteira responsabilidade do Cliente. As especificações e informações técnicas disponibilizadas pelo Fabricante servem tão somente para auxiliar o Cliente na escolha do produto mais adequado aos seus propósitos;

b) Causas da perda de garantia:

  • Retirada ou violação dos selos de garantia ou de identificação da BroTech e/ou do Fabricante.
  • Violação, modificação, troca de componentes, ajustes ou conserto feito por pessoal que não foi autorizado formalmente (por escrito) pela BroTech.
  • Danos causados pela instalação incorreta, uso, modificação ou reparação realizados por pessoal que não foi autorizado formalmente (por escrito) pela BroTech ou realizados pelo próprio Cliente;
  • Serviços solicitados e/ou executados diretamente pelo Cliente, sem prévio consentimento da BroTech e/ou do Fabricante;
  • Manuseio incorreto, em desacordo com as recomendações do Manual do Usuário, ou com indício de descuido;
  • Uso de acessórios, componentes ou sistemas não originais ou não recomendados/aprovados pelo Fabricante;
  • Transporte/armazenagem inadequados, expondo o produto a quedas, trepidações, umidade, calor ou excesso de peso sobre a peça ou embalagem;
  • Danos físicos (amassados, arranhões, descaracterização, queima de componentes por descarga elétrica ou excesso de voltagem, danos decorrentes de exposição excessiva ao calor, fogo ou umidade, placas ou processadores queimados, trincados ou lascados);
  • Danos causados por vírus;
  • Qualquer outro defeito que não seja classificado como defeito de fabricação.

 

9. Procon Bauru

Endereço: Av. Nações Unidas, 4-44 – Edifício Poupatempo – Centro

Bauru/SP – CEP: 17.010-310

E-mail: procon@bauru.sp.gov.br

Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e de sábado, das 8h às 13h.